terça-feira, 26 de maio de 2009

Atividade 2.7 - Curso "Ensinando e Aprendendo com as TIC"


Registros do proceso e planejamento da atividade 2.5 - Curso: "Ensinando e Aprendendo com as TIC" - NTE Passo Fundo

Projeto: O Uso do computador como ferramenta educacional com alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem.

Objetivo:
Utilizar
softwares educacionais e páginas da internet apropriados para trabalhar a alfabetização visando motivar e atender necessidades de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.

Público Alvo:
O público alvo deste projeto são alunos que reprovaram na antiga 1ª série (hoje 1º ano) por mais de uma vez e apresentam dificuldades de leitura e escrita, apesar de estarem com idade superior a idade de alfabetização. São crianças de famílias carentes, a maioria filhos de pais analfabetos ou semi analfabetos. Hoje, estão cursando o 2º ano do EnsinoFundamental porém, não dominam o processo de leitura e escrita. Estes alunos estudam na Escola Estadual de Ensino Médio Anna Luísa Ferrão Teixeira, da 7ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e frequentam a oficina de aprendizagem, projeto realizado na escola, uma vez por semana. Dentro deste espaço, é que aplicamos o presente projeto, visando introduzir o computador nas aulas desenvolvidas.

Recursos:

Humanos:
Professora da oficina de aprendizagem
Alunas do curso das TIC
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental

Físicos:
Sala de informática
Computadores
Softwares educacionais
Sites de atividades educativas

Descrição do desenvolvimento do projeto:


Devido ao espaço de tempo para a realização deste projeto, o mesmo foi desenvolvido em dois encontros semanais de 1 hora, respeitando o horário da oficina desenvolvida na escola.

Primeiro encontro:

No 1º encontro, os alunos usaram o programa Paint, do office, para realizar um ditado (toma) a fim de percebermos os níveis de alfabetização em que se encontravam. Após, foram orientados a desenhar livremente. Em seguida, foi realizada uma atividade onde deveriam escrever palavras significativas para eles: primeiramente, escreveram seus nomes, em seguida, nomes de pessoas importantes : pai, mãe, irmãos... Escreveram também, os nomes de seus animaizinhos de estimação.

Observamos que escrever nomes de pessoas e animais importantes para eles, foi uma atividade que despertou muito o interesse. Por isso, eles pediam ajuda e esforçavam-se para escrever corretamente. Quando conseguiam, expressavam muita alegria com a realização da atividade.
Na toma, foi detectado que, dos 10 alunos, 1 está alfabético, 6 silábicos, 3 pré-silábicos.


Segundo encontro:


Neste encontro foi possível perceber o quanto os alunos estavam motivados pois, caia uma chuvinha fina e gelada e eles estavam todos lá, ansiosos para começar a aula. Neste dia, utilizamos atividades da internet e também do sftware "Alfabetização". Encaminhamos as atividades de acordo com os níveis de aprendizagem de cada criança. Estas, foram agrupadas para trabalhar em duplas. Para crianças que apresentavam dificuldade de atenção, oferecemos o jogo da memória, ache os iguais, as 7 diferenças, todos disponíves em sites da internet. Para as crianças no nível pré-silábico, utilizamos a atividade do alfabeto no trenzinho do site smartikds, para crianças do nível silábico, atividades com sílabas do software Alfabetização e para as crianças no nível silábico alfabético, atividade de ditado e palavras cruzadas alternadas do software "Alfabetização" e da internet.


Conclusões:

No decorrer do projeto, notou-se que o uso da informática como ferramenta educativa, fez com que os alunos, apesar de apresentarem dificuldades na aprendizagem, sentissem-se desafiados e estimulados. Estes, conseguiram expressar suas idéias e dúvidas, o que não fazem normalmente. Percebeu-se ainda, que a utilização das ferramentas favoreceu a interatividade e a troca de conhecimentos através do trabalho em duplas, o que permite que um colega aprenda com o outro.

Como educadores, nosso papel no projeto foi de identificar as dificuldades dos alunos, selecionar as atividades para atender suas necessidades além de motivar, orientar e desafiar o aluno na realização das tarefas propostas.

Notamos que este trabalho motivou os alunos, pois havia uma diversificação na forma de aprender/ensinar. O aluno, já com sua auto-estima prejudicada em função das limitações que apresenta para aprender, passa a acreditar na sua capacidade desenvolvendo assim, o sentimento de pertencer, de ser capaz. Acreditamos ser este o principal papel da escola: diversificar e incluir.

Devido ao interesse demonstrado pelos alunos e a o resultado obtido em apenas dois encontros, a escola deciciu dar continuidade ao projeto, incluindo a informática nas aulas com o grupo desta oficina de aprendizagem.

Nos sentimos limitadas a fazer mais conclusões devido ao pouco tempo que tivemos para a realização do trabalho. Porém, foi possível percebermos que é preciso muita atenção na escolha dos recursos (softwares e sites) a serem utilizados para que atendam as reais necessidades de cada aluno pois, nem todos têm a mesma necessidade e a informática não deve ser utilizada como passa tempo e sim contribuir efetivamente no processo ensino-aprendizagem. No momento em que o aluno perceber que o computador é mais um recurso que a escola utiliza para sua aprendizagem, este também irá utilizá-lo com responsabilidade. A experiência foi gratificante e nos deu a certeza de que a informática é um recurso poderoso a ser usado com alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem.

Webliografia:

http://sosaprendizagem.blogspot.com/

http://www.centrorefeducacional.com.br/adificeis.htm

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/lapinf.html

http://www.smartkids.com.br/

http://www.abic.com.br/jogos/index.html

Um comentário:

Beatriz disse...

PARABÉNS, MENINAS!
O PROJETO DE VOCÊS FICOU ÓTIMO!
É POR AÍ VAMOS UTILIZAR O COMPUTADOR PARA AUXILIAR AS CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM!
CONTINUEM!PARABÉNS!
BEAVIRISSIMO